O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Linguagem Musical

Sintonia Fina

Cantaroladas pelos pais, as canções de ninar podem fazer parte da Rotina da creche.Eles ajudam os laços com a família dos pequenos

AMANDA POLATO novaescola@atleitor.com.br

A relação das crianças com a voz materna e a memória sonora delas começam ser formadas na gestação. Segundo o psiquiatra francês Serge Lebovici(1915-2000), esses "impressões sonoras" preparam o vínculo do filho com a mãe para quando o cordão umbilical não os unir mais. Por isso, é interessante que os pequenos ouçam a voz da mãe desde cedo,inclusive na hora do acalanto, como também são chamadas canções de ninar.
No mundo todo, o passar do tempo muda as gerações e as culturas, mas essas músicas,que embalam o sono dos bebês, têm lugar cativo no repertório familiar.
Elas acalmam, aconchegam e dão segurança para que os bebês durmam. Curtas e repetitivas, são fáceis de decorar.
" Na creche , as canções de ninar ajudam a estabelecer outro laço afetivo: o do educador com as crianças, que passam a se sentir mais tranquilas e acolhidas" , explica Sandra da Cunha, professora de música na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo.
Canções Aproximam as Famílias da Creche
Além do bem-estar das crianças, os acalantos promovem outros ganhos. Ao colocá-los em cena de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o docente contribui para o desenvolvimento da percepção e atenção da turma, tal como ocorre com a exploração de brincadeiras com palmas, rodas e cirandas.
As canções também estreitam os laços da família com os pequenos e com a instituição .Uma ideia é pedir para os pais gravarem as músicas preferidas dos filhos para que , além das canções, a voz deles também chegue à instituição.
Plano de Trabalho
Objetivos:
  • Ampliar o repertório de canções de ninar que os pais e professores cantam para as crianças.
  • Aproximar os pais da escola, com troca de informações sobre o que os pequenos ouvem em casa na hora de dormir.

Anos : Creche

Tempo estimado: Dois meses

Material necessário: CD ou fita cassete, gravador portátil e aparelho de som.

Desenvolvimento:

1ª Etapa

Faça uma seleção prévia das cantigas de ninar que mais conhece para cantar para os bebês na creche( ex. Acalanto, Boi da cara Preta,Nana Nenê,Sapo Cururu e Dorme filhinho. Programe um momento para só para cantá-las. É importante que eles não estejam envolvidos em outras atividades e se concentrem para ouvir e cantar junto.

2ª Etapa

Nenhum comentário: