O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Lúdico no Cotidiano Escolar

Diva Nerida Marques Machado Maranhão
A idéia básica não é a de dar uma formúla ou uma receita única, uma vez que a atividade proposta estará desenvolvida, mas sua efetiva realização irá variar de acordo com o grupo e as condições do mesmo.Caberá a você orientar os educadores na escolha,modificações ou criações dos jogos e uma efetiva análise das possibilidades de sua atualização em sala de aula e ainda oferecer critérios para analisar o valor educacional das atividades.
Do ponto de vista educacional, o jogo deve:
  • responder aos interesses específicos das crianças;
  • dar oportunidade para que as crianças o transformem, permitindo a sua participação ativa;
  • possibilitar uma avaliação da atuação das crianças durante a atividade;
  • possibilitar uma relação com os conteúdos escolares.

Ao criar um jogo, o educador deve ter em mente os objetivos que pretende atingir.Na confecção, o educador deverá estar atento aos estágios de desenvolvimento da criança, tendo cuidado na escolha do material para sua confecção.Deverá, também, ter em mente a duração dos jogos, cuidando para que proporcionem aos alunos o maior número possível de oportunidades de ação e exploração.

O momento de introduzir o jogo, também deve ser estudado cuidadosamente, o educador deverá respeitar a etapa de desenvolvimento das crianças, a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o desenvolvimento da clientela poderá provocar frustação, trazendo o desinteresse pela mesma.

A intervenção do educador no momento certo é muito importante, pois através dela ele poderá estimular na criança a reflexão, possibilitando a expressão de suas idéias e, consequentimente, a estruturação do conhecimento.Caberá ao educador propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras, de tal forma que possibilite à criança descobrir, vivenciar, modificar e recriar regras.

É importante lembrarmos que:

  • a criança, no manuseio de jogos, passa por diferentes etapas, tais como manipulação exploratória, descoberta das regras e criação de novas regras;
  • o educador deve conhecer e dominar cada jogo selecionado antes de propô-lo para o grupo;
  • o papel do educador será o de acompanhar a criança durante a prática da atividade, mediando as situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulador em todas as oportunidades, cuidando para que tudo esteja em harmonia;
  • é importante que a criança faça suas próprias descobertas, através da manipulação, observação e exploração da atividade proposta, desta forma ela poderá estabelecer relações e fazer associações, assimilar conceitos e integra-los à sua personalidade.

O educador deverá estar consciente dos objetivos que deseja atingir e a relação da atividade proposta com os mesmos. A observação da participação da criança durante a brincadeira poderá ser de grande valor para o processo pedagógico.Consequentemente, à estruturação do conhecimento. Caberá ao educador propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras, de tal forma que possibilite à criança descobrir, vivenciar, modificar e recriar regras.









































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