






A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses
A juventude é o alvorescer do dia, a infância é a madrugada, a maturidade é a tarde e a velhice é a noite.
Departamento de Ação Pedagógica da Educação Infantil
7 de Setembro – Semana da Pátria 
A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Um trânsito seguro depende de todos nós! Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos parece não ser uma fórmula de viver bem.
21 - Dia da Árvore
1 - Neste caracol você encontrará nomes de algumas árvores. Nos quadrinhos de números ímpares, em ordem crescente, há o nome de quatro árvores que iniciam com a letra C. nos quadrinhos de números pares, em ordem crescente, há nomes de 2 árvores que iniciam com a letra M, 2 com O e 1 com a letra A. (conte 10 pontos para cada nome que encontrar. O total é de 90 pontos).
23 - Início da Primavera
Bingo no Tapete - No quadro a professora apresentará 20 palavras. Cada criança escolherá dez. Em seguida, confeccionarão cartelas, escrevendo as palavras escolhidas. A professora fará o bingo e as crianças indicarão as palavras sorteadas. As regras serão feitas pela professora e a premiação também.


O que é, o que é?
Olá Meninas,
A seguir apresentamos algumas adivinhas socializadas na A. C. do mês de Agosto com as escolas da Sede e dos Distritos. Vejam algumas seleciondas especialmente para o BLOG.
Acredito que a criatividade de cada professor (a) irá fazer a diferença na hora de utilizar este recurso tão instigante para as crianças. Há! e não se esqueçam de trabalahr com a integração dos conteúdos, de modo que a resposta da adivinhação já possa ser trabalhada com multidisciplinaridade.
Escola Nossa Senhora do Rosário
O que é, o que é?
Uma caixinha de bom parecer,
não há carpinteiro que saiba fazer.
Resposta: Os dentes
Escola Maria dos Anjos
O que é, o que é?
altas varandas, formosas janelas,
que abrem-se e fecham-se sem
ninguém tocar nelas.
Resposta: Os olhos
Creche Irmã Maria de São Pedro
O que é, o que é?
Pé cabeludo
Cabeça nua
Se você acertar
é toda sua!
Resposta: a vassoura
Escola Elias Emiliano
O que é, o que é?
quandoa gente está dormindo ele esta em pé,
e quando a gente esta em pé, ele esta deitado.
Resposta: o Pé
Escola Anália Lima
O que é, o que é?
Está no início do rio
e no final do mar
Resposta: a letra R
Escolinha do Bom Pastor
O que é, o que é?
O que o tomate foi fazer no banco
Resposta: Tirar um extrato
Escola M. Monsenhor Acylino Pimenta
O que é, o que é?
Quanto mais cresce menos se vê
Resposta: a escuridão
Centro Educacional Municipal Profª Isabel Coelho
O que é, o que é?
Que tem no começo, no meio e no fim
Resposta: a letra M
Escola Comunitária Visconde de São Lourenço
O que é, o que é?
São 7 irmãos. Cinco tem sobrenome e 2 um só nome.
Respsota: os dias da semana
Creche Maria botelho G. Martins
O que é, o que é?
O que o cavalo estava fazendo no orelhão?
Respsota: passando trote
Creche Alzerina Ramos
O que é, o que é?
Entre tabúa e tabuleiro, faça sol ou faça chuva, ela sempre esta molhada.
Resposta: a língua
Parabéns à todas as Unidades Escolares que participaram da A.C. deste mês.
Vocês foram demais!

Trava Línguas são parlendas baseadas em versos, palavras, ou expressões de pronúncia difícil, cuja repetição rápida provoca deturpação dos termos. Os Trava-línguas despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua.
Poderá usa-lo para melhorar a dicção de seus alunos. Eles fazem parte do nosso folclore, e sofrem variações conforme os costumes de cada região, São conjuntos de palavras que privilegiam encontros consonantais dificultosos de se falar, que podem servir muito bem para se melhorar a dicção, ajudando também a tornar mais clara a fala. Além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. Fazem parte das manifestações orais da cultura popular.
Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo.
Como trabalhar: O professor (a) motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.
A organização de um concurso será interessante para dinamizar a brincadeira. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.
Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc.,
1 - O rato roeu a roupa do rei de Roma.
2 - Pinga a pipa,
Dentro do prato,
Pia o pinto e mia o gato.
3 - Três tigres
Viram três
Triguesas tristes.
4 - Não sei se é fato ou se é fita,
não sei se é fita ou se é fato,
O fato é que ela me fita,
me fita mesmo de fato.
5 - Como poucos copos comprei,
poucos copos paguei.
6 - O caju do Juca e a jaca do Cajá,
o jaca do Juju e o caju do Cacá.
7- Dentro da jarra tem uma aranha
A aranha arranha a jarra
Eixo III Unidade:
A Educação para a Saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para compreensão de que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento e desenvolvimento do ser humano.
No 2º domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda a semana que antecede esta data, sugerimos uma série de atividades para ser desenvolvida, para que os alunos focalizem no seu Pai: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer.
O estudante que vai à escola assistir as aulas e cumpre seus deveres recebe informações de todas as espécies e aprende os princípios básicos do comportamento social, da formação do caráter e de sua personalidade. Ele se torna útil à sociedade, pois um bom aluno hoje será um ótimo profissional amanhã.
'A Cuca'-1924óleo/tela 73 X 100cm, - Tarsila do AmaralCol. do Museu de Grenoble, FrançaA observação de imagens construídas por artistas, além de gerar muito prazer entre as crianças, possibilita o exercício da imaginação e a construção de repertório estético. Os alunos iniciam um trabalho sistemático com a análise de obras de arte. Assim, a leitura deve enfatizar os elementos mais “concretos”, como o tema e as cores predominantes.
Quanto à contextualização histórica, podem ser destacados os dados da obra e do pintor, sem apontar para movimentos ou estilos artísticos.
Ao reconhecer elementos da imagem que fazem parte do seu mundo, a criança começa a perceber o valor simbólico da arte e de seus elementos: o desenho que é feito por linhas, que criam formas, que são preenchidas por cores, que ocupam espaços e tem significados diversos. O objetivo e desenvolver na criança a percepção visual do mundo e da arte, contribuindo para a construção de um olhar crítico.
Por fim, as propostas de produção artística devem permitir a livre criação das crianças, com ênfase no tema e não nas questões formais.
Oriente a leitura da obra sugerida por meio de questões que remetam para a temática abordada: Neste caso, a tela retrata a Cuca, personagem folclórica do sítio do Pica Pau amarelo..
v Que personagens aparecem na pintura?
v Onde eles estão?
v O que estão fazendo?
v Há diferenças entre eles? Quais?
v Que cores predominam na representação das figuras e construções?
Depois dos alunos terem explorados bastante a leitura de imagem, convide-os a reproduzir a tela numa folha de papel ofício.
22 – Dia Nacional do Folclore
Cada povo, cada país, cada região tem seu folclore, seus costumes. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, mais precisamente Folclore.
O folclore brasileiro é produto, em princípio, de três raças: a branca, a negra e a indígena. Os costumes desses povos eram diversos. De sua mescla, de sua fusão resultou a nossa cultura.
Dica de Leitura: As lendas na Educação: Estórias do Baixo Sul e do Recôncavo Baiano – Manuela Dreyer da Silva (organizador). Instituto GIA.
Dicas de Músicas: CD Cantando o Folclore Brasileiro
Produção Coordenação de Educação Infantil
Explores as músicas folclóricas contidas no CD com as crianças, considerando-a como um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos educandos, inclusive aqueles que apresentam necessidades especiais. A língua musical é excelente meio para desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
Sugestões Didáticas – Pedagógicas
Hora do Conto:
A lenda do Saci 
O Saci Pererê é um moleque perneta, bem negrinho, barrigudinho e com o nariz arrebitado.
Ele usa um Capuz vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
O saci é um moleque levado! Ele vive atormentando os animais da floresta. Quando ele aparece no galinheiro faz a maior confusão. É pena pra todo lado – ovos quebrados e cacarejo que não acaba mais.
Ele adora fazer diabruras com a cozinheira, Nhá Maria. Mas para se livrar do Saci, Nhá Maria faz um rosário de capim e com boas orações ele vai embora.
(Colorê Atividade Brincadeiras – Editora Bentivegna)
Mural do Reconto
Parlenda Ilustrada
Oriente aos alunos a fazer a leitura em dupla, o primeiro ler a pergunta e o segundo a resposta, ou a professora pergunta e os alunos respondem.
Com a aproximação do “Dia do Soldado” e da “Semana da Pátria” aproveitaremos para, através de algumas atividades, valorizar a figura deste profissional encarregado da defesa da Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social.
O soldado sempre desperta a curiosidades da criança. Assim, procuramos atender a um interesse natural, aumentando também suas experiências.
Sugestões Didáticas – Pedagógicas
* Histórias lidas e contadas: Soldadinho de Chumbo, Pituchinha e outras alusivas ao tema.
* Entrevista com militar ou expedicionário para saber:
-O que é ser soldado?
-o que é preciso para ser soldado?
-O que faz um soldado?
- Existe soldado feminino?
- O que ele precisa para proteger as pessoas e a pátria?
* Pesquisa sobre os vários tipos de soldado: O soldado da Polícia Militar e Civil, o Inspetor de Trânsito, o soldado do Corpo de Bombeiro, o soldado da Marinha, Exército e Aeronáutica.
* Trabalho de Artes:


Profª Delma Neves Nascimento