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A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ATIVIDADES PARA SEREM UTILIZADAS COM TRAVA-LÍNGUAS


Trava Línguas são parlendas baseadas em versos, palavras, ou expressões de pronúncia difícil, cuja repetição rápida provoca deturpação dos termos. Os Trava-línguas despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua.

Poderá usa-lo para melhorar a dicção de seus alunos. Eles fazem parte do nosso folclore, e sofrem variações conforme os costumes de cada região, São conjuntos de palavras que privilegiam encontros consonantais dificultosos de se falar, que podem servir muito bem para se melhorar a dicção, ajudando também a tornar mais clara a fala. Além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. Fazem parte das manifestações orais da cultura popular.

Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo.

Como trabalhar: O professor (a) motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.

A organização de um concurso será interessante para dinamizar a brincadeira. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.

Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc.,

1 - O rato roeu a roupa do rei de Roma.

2 - Pinga a pipa,

Dentro do prato,

Pia o pinto e mia o gato.

3 - Três tigres

Viram três

Triguesas tristes.

4 - Não sei se é fato ou se é fita,

não sei se é fita ou se é fato,

O fato é que ela me fita,

me fita mesmo de fato.

5 - Como poucos copos comprei,

poucos copos paguei.

6 - O caju do Juca e a jaca do Cajá,

o jaca do Juju e o caju do Cacá.

7- Dentro da jarra tem uma aranha

A aranha arranha a jarra

A jarra arranha a aranha


- apresentar o trava-línguas num cartaz ou então numa folha mimeografada.
- os alunos realizam a leitura.
-solicitar que mostrem ou circulem a palavra aranha e que digam quantas vezes ela aparece.
- aproveitando a ocasião, o educador (a) mostrará a diferença da pronúncia e da escrita das palavras aranha e arranha.

* quando pronunciamos rr a pronúncia é mais forte e quando usamos r sozinho, a pronúncia fica mais fraca.

- pedir que os alunos deem mais exemplos de palavras desse tipo.
Exemplo:carro / caro carreta / careta corro / coro

Os alunos poderão também fazer uma listagem em dupla com o colega de palavras r e rr. a dupla que conseguir mais palavras será a vencedora. No final, cada dupla pregará no Mural Coletivo as suas palavras.

Sugestão:

- As palavras encontradas pelos alunos poderão ser utilizadas em escritas de frases, ditados ou joguinhos de palavras confeccionados pelos próprios alunos.

- Trabalhar com o texto fatiado: distribuir uma folha para cada aluno com o trava-língua fora de ordem, para recortar, colocar na ordem sem ajuda do modelo e depois colar no caderno.

- A partir deste trava-língua, o professor poderá trabalhar a interdiciplinaridade, instigando os alunos a descobrirem coisas interessantes e uma aprendizagem mais eficaz fazendo uma pesquisa sobre as aranhas.

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