Trava Línguas são parlendas baseadas em versos, palavras, ou expressões de pronúncia difícil, cuja repetição rápida provoca deturpação dos termos. Os Trava-línguas despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua.
Poderá usa-lo para melhorar a dicção de seus alunos. Eles fazem parte do nosso folclore, e sofrem variações conforme os costumes de cada região, São conjuntos de palavras que privilegiam encontros consonantais dificultosos de se falar, que podem servir muito bem para se melhorar a dicção, ajudando também a tornar mais clara a fala. Além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. Fazem parte das manifestações orais da cultura popular.
Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo.
Como trabalhar: O professor (a) motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.
A organização de um concurso será interessante para dinamizar a brincadeira. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.
Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc.,
1 - O rato roeu a roupa do rei de Roma.
2 - Pinga a pipa,
Dentro do prato,
Pia o pinto e mia o gato.
3 - Três tigres
Viram três
Triguesas tristes.
4 - Não sei se é fato ou se é fita,
não sei se é fita ou se é fato,
O fato é que ela me fita,
me fita mesmo de fato.
5 - Como poucos copos comprei,
poucos copos paguei.
6 - O caju do Juca e a jaca do Cajá,
o jaca do Juju e o caju do Cacá.
7- Dentro da jarra tem uma aranha
A aranha arranha a jarraA jarra arranha a aranha
- apresentar o trava-línguas num cartaz ou então numa folha mimeografada.
- os alunos realizam a leitura.
-solicitar que mostrem ou circulem a palavra aranha e que digam quantas vezes ela aparece.
- aproveitando a ocasião, o educador (a) mostrará a diferença da pronúncia e da escrita das palavras aranha e arranha.
* quando pronunciamos rr a pronúncia é mais forte e quando usamos r sozinho, a pronúncia fica mais fraca.
- pedir que os alunos deem mais exemplos de palavras desse tipo.
Exemplo:carro / caro carreta / careta corro / coro
Os alunos poderão também fazer uma listagem em dupla com o colega de palavras r e rr. a dupla que conseguir mais palavras será a vencedora. No final, cada dupla pregará no Mural Coletivo as suas palavras.
Sugestão:
- As palavras encontradas pelos alunos poderão ser utilizadas em escritas de frases, ditados ou joguinhos de palavras confeccionados pelos próprios alunos.
- Trabalhar com o texto fatiado: distribuir uma folha para cada aluno com o trava-língua fora de ordem, para recortar, colocar na ordem sem ajuda do modelo e depois colar no caderno.
- A partir deste trava-língua, o professor poderá trabalhar a interdiciplinaridade, instigando os alunos a descobrirem coisas interessantes e uma aprendizagem mais eficaz fazendo uma pesquisa sobre as aranhas.
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