O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DEPARTAMENTO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATIVIDADE COMPLEMENTAR - AGOSTO/2009


Eixo III Unidade:
Gênero: Diferença não é inferioridade

Através deste Eixo Temático busca-se analisar a desigualdade entre os gêneros, criando reflexões que priorizem a minimização desta desigualdade. Mostra que meninos e meninas têm direitos iguais. Além de flexibilizar os papéis sociais e evitar preconceitos, garantindo desse modo, a integração de ambos os sexos.
No universo infantil são os adultos que esperam de meninos e meninas comportamentos específicos. Os pequenos não estão nem um pouco preocupados com as regras que definem papéis diferentes para eles ou elas. O que querem é se divertir!

Questões para debate:
1 – Por que relacionar as questões de Gênero à aprendizagem?
2 – Cabe ao professor desenvolver um trabalho intencional sobre gêneros?

Sugestões Didático-Pedagógicas:

Para criar um clima de cooperação entre meninos e meninas, e não repetir estereótipos. Fique atento a estas orientações:

· Jamais classifique crianças por sexo. A formação de grupos, filas, lista de chamada e de aniversariantes deve levar em conta a ordem alfabética ou um critério aleatório.

· Ofereça à turma diferentes brinquedos, objetos, filmes e materiais didáticos para possibilitar o exercício de múltiplos papéis sociais e não apenas os estereotipados.

· Organize os cantinhos de modo que sejam explorados por ambos os sexos e escolha livros didáticos e de literatura que mostrem diferentes modelos de homem e mulher, como por exemplo:


A fada que tinha idéias, Fernanda Lopes de Almeida. Ed. Ática.
Menino brinca de boneca?, Marcos Ribeiro. Ed. Salamandra.
Faca sem ponta, Galinha sem pé, Ruth Rocha. Ed. Ática.

Datas Comemorativas


05 – Dia da Saúde
09 – Dia dos Pais
11 – Dia do Estudante
12 – Dia Nacional das Artes
20 – Dia da Infância
22 – Dia Nacional do Folclore
23 – Dia da Criança Excepcional
25 – Dia do Exército Brasileiro e Dia do Soldado

05 - Dia da Saúde
A Educação para a Saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para compreensão de que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Atualmente, a população brasileira anda assustada com a nova pandemia que agrassa o mundo: A Gripe H1 N1, vulgo Gripe “A”. Por este motivo, resolvemos esclarecer algumas perguntas.

1 - Quão útil é o álcool em gel para limpar as mãos?
Resposta: Torna o vírus inativo e o mata.

2 - Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
Resposta: A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

3 - Como posso evitar contagiar-me?
Resposta: Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

4 - Quanto tempo dura o vírus suíno na maçaneta de uma porta?
Resposta: Até 10 horas

5 - Qual o período de incubação do vírus?
Resposta: em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

6- quando se deve começar a tomar o remédio?
Resposta: Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

7 - O vírus é mortal?
Resposta: Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

8 - Qual a probabilidade de recair com a doença?
Resposta: De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

9 - Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Resposta: quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterelizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

10 - É útil a máscara para cobrir a boca e o nariz?
Resposta: Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque o vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

11 - Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
Resposta: A salvo não está ninguém, o que ajuda é a higiene dentro do lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

12 - O que mata o vírus?
Resposta: O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os ativirais, álcool em gel.

13 - O que significa passar de alerta 4 para alerta 5?
Resposta: A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

14 - As crianças com tosse e fripe têm influenza?
Resposta: É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

15 - Quais são as medidas que as pessoas que trabalham em escolas ou lugares aglomerados devem tomar?
Resposta: Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

È preciso definir alguns objetivos antes de tratarmos desse tema com as crianças, para tanto, sugerimos:
· Conhecer essa “doença” transmissível em seu meio;
· Identificar as condições sanitárias associadas às suas ocorrências;
· Identificar as formas de contágio e preservação, assim como os sinais, sintomas e cuidados básicos para a cura;
· Despertar atitudes de responsabilidade em relação às necessidades de saúde coletiva.

Cantando & Aprendendo

Acabando com Gripe “A”
Música Ciranda Cirandinha

Esta semana na escola
Bom assunto vamos ter
Combater a Gripe “A”
Que quer destruir você

Combatê-la é muito fácil
Preste bastante atenção
Não deixe a umidade parada
Limpe tudo com o álcool,
água e sabão.

A Gripe “A” é uma doença
que pode até matar
Acabe logo com ela
Para o Brasil Salvar

09 - Dia dos Pais

No 2º domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda a semana que antecede esta data, sugerimos uma série de atividades para ser desenvolvida, para que os alunos focalizem no seu Pai: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer.
É necessário trabalhar o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos, tanto afetivamente quanto na construção da aprendizagem infantil. O projeto deve ser programado com cuidado, principalmente porque antes de compreender a organização social a criança deve compreender a organização familiar.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

· Linguagem oral e expressão criadora:
Oriente a classe a fazer uma oração coletiva para o Papai. Transcreva para um mural e os alunos a ilustração com desenhos apropriados. Neste momento aproveite para ressaltar o carinho dos filhos para com os Pais.
Objetivo: Trabalhar o sistema da escrita e produzir textos de acordo com as características do gênero textual e Focalizar atitudes de respeito e carinho para com os Pais.
Exemplo de oração:





“Meu Deus,
De bondade infinita,
Abençoe o meu paizinho
Que é a minha vida”.




11 – Dia do Estudante


O estudante que vai à escola assistir as aulas e cumpre seus deveres recebe informações de todas as espécies e aprende os princípios básicos do comportamento social, da formação do caráter e de sua personalidade. Ele se torna útil à sociedade, pois um bom aluno hoje será um ótimo profissional amanhã.


Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Promova uma gincana na escola onde terá data para começar no dia do Estudante e terminará no dia 20 – Dia da Infância, com o objetivo de proporcionar maior integração entre a comunidade escolar e promover o entretenimento através de atividades recreativas, esportivas e artístico-culturais, além de, despertar o sentimento de fraternidade através de auxílio a entidades filantrópicas e despertar para os trabalhos cooperativos.

Para iniciar uma gincana é preciso definir alguns critérios. Selecionamos alguns para orientação:
1º Formação das equipes: cada equipe será formada por uma classe;
As equipes participantes deverão comparecer a todas as provas e tarefas, devidamente identificadas.
2º Inscrição: no ato da inscrição, as equipes deverão apresentar: o nome da equipe, a cor que representará a mesma, o nome do líder e dos auxiliares. E receberão a relação de tarefas de Arrecadação e Artístico-Cultural, para que possam iniciar os trabalhos.
3º Sugestão de tarefas: arrecadar cupons fiscais para doar a Creche Alzerina Ramos em Acupe ou outra instituição que seja cadastrada no programa Fiscal.
Juntar o maior número de garrafas pet, para doar ao Projeto a Horta na Escola.
Pontuação: 30 pontos – apresentação de uma faixa da equipe com slogan sobre o Dia do Estudante e dia da Infância.
Pontuação: 10 pontos – apresentação de um ex-aluno da escola.
Pontuação: 10 pontos – apresentação do funcionário mais antigo da escola.
Pontuação: 10 pontos - apresentação de cartaz com parlendas ou adivinhas.
Pontuação: 10 pontos – Apresentação de uma dança folclórica.
Pontuação 30 – Três Atividades de competição (corrida do saco, ultrapassar os obstáculos, corrida dos 3 pés, etc.)
5º Comissão Julgadora: a comissão julgadora deverá decidir se a tarefa foi cumprida ou não.
Marcar a pontuação de cada equipe e fazer a soma.
Anunciar a equipe vencedora: 1º, 2º e 3º lugares.

6º Prêmios e Troféus: A escola poderá conseguir no comércio local prêmios para serem distribuídos entre as equipes vencedoras, ou solicitar que os alunos do Ensino Fundamental criem os presentes a partir de material reciclado para presentear os alunos da Educação Infantil.

12 – Dia Nacional das Artes
Artes é um tema transversal associado: Pluralidade Cultural. Diversidade Cultural. A importância das manifestações artísticas como forma de expressar nossas emoções.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Expressão e Apreciação Artística
'A Cuca'-1924óleo/tela 73 X 100cm, - Tarsila do AmaralCol. do Museu de Grenoble, França

A observação de imagens construídas por artistas, além de gerar muito prazer entre as crianças, possibilita o exercício da imaginação e a construção de repertório estético. Os alunos iniciam um trabalho sistemático com a análise de obras de arte. Assim, a leitura deve enfatizar os elementos mais “concretos”, como o tema e as cores predominantes.
Quanto à contextualização histórica, podem ser destacados os dados da obra e do pintor, sem apontar para movimentos ou estilos artísticos.

Ao reconhecer elementos da imagem que fazem parte do seu mundo, a criança começa a perceber o valor simbólico da arte e de seus elementos: o desenho que é feito por linhas, que criam formas, que são preenchidas por cores, que ocupam espaços e tem significados diversos. O objetivo e desenvolver na criança a percepção visual do mundo e da arte, contribuindo para a construção de um olhar crítico.

Por fim, as propostas de produção artística devem permitir a livre criação das crianças, com ênfase no tema e não nas questões formais.
Oriente a leitura da obra sugerida por meio de questões que remetam para a temática abordada: Neste caso, a tela retrata a Cuca, personagem folclórica do sítio do Pica Pau amarelo..

v Que personagens aparecem na pintura?
v Onde eles estão?
v O que estão fazendo?
v Há diferenças entre eles? Quais?
v Que cores predominam na representação das figuras e construções?

Depois dos alunos terem explorados bastante a leitura de imagem, convide-os a reproduzir a tela numa folha de papel ofício.

22 – Dia Nacional do Folclore
Cada povo, cada país, cada região tem seu folclore, seus costumes. As histórias, lendas, danças, artes e maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, mais precisamente Folclore.
O folclore brasileiro é produto, em princípio, de três raças: a branca, a negra e a indígena. Os costumes desses povos eram diversos. De sua mescla, de sua fusão resultou a nossa cultura.
Dica de Leitura: As lendas na Educação: Estórias do Baixo Sul e do Recôncavo BaianoManuela Dreyer da Silva (organizador). Instituto GIA.
Dicas de Músicas: CD Cantando o Folclore Brasileiro
Produção Coordenação de Educação Infantil

Explores as músicas folclóricas contidas no CD com as crianças, considerando-a como um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos educandos, inclusive aqueles que apresentam necessidades especiais. A língua musical é excelente meio para desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.


Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Hora do Conto:
A lenda do Saci

O Saci Pererê é um moleque perneta, bem negrinho, barrigudinho e com o nariz arrebitado.
Ele usa um Capuz vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.

O saci é um moleque levado! Ele vive atormentando os animais da floresta. Quando ele aparece no galinheiro faz a maior confusão. É pena pra todo lado – ovos quebrados e cacarejo que não acaba mais.
Ele adora fazer diabruras com a cozinheira, Nhá Maria. Mas para se livrar do Saci, Nhá Maria faz um rosário de capim e com boas orações ele vai embora.
(Colorê Atividade Brincadeiras – Editora Bentivegna)


Mural do Reconto

Você vai precisar de: 1 folha de E.V.A. 1 folha papel, celofane, Fita adesiva e Papel ofício.

Colocando em prática: Organize uma Roda de conversa e conte a história original, em seguida, indague-os o que poderia ser diferente nesta história, o que eles gostariam de modificar e incentive-os a recontar uma nova história mantendo os personagens originais, porém com outras características, através de desenhos, pinturas e colagens.

Trabalhe o reconto da história com a criança incentivando-a a descrever o Saci como um bom moleque de atitudes solidárias com os animais e de respeito com os mais velhos. Aproveite este momento para trabalhar o comportamento dos alunos na sala de aula.
É bom saber que: Ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, as crianças desenvolvem o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadoras de histórias. A apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias, informações e conhecimentos que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.

Parlenda Ilustrada

Oriente aos alunos a fazer a leitura em dupla, o primeiro ler a pergunta e o segundo a resposta, ou a professora pergunta e os alunos respondem.

Com a aproximação do “Dia do Soldado” e da “Semana da Pátria” aproveitaremos para, através de algumas atividades, valorizar a figura deste profissional encarregado da defesa da Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social.
O soldado sempre desperta a curiosidades da criança. Assim, procuramos atender a um interesse natural, aumentando também suas experiências.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

* Histórias lidas e contadas: Soldadinho de Chumbo, Pituchinha e outras alusivas ao tema.
* Entrevista com militar ou expedicionário para saber:
-O que é ser soldado?
-o que é preciso para ser soldado?
-O que faz um soldado?
- Existe soldado feminino?
- O que ele precisa para proteger as pessoas e a pátria?

* Pesquisa sobre os vários tipos de soldado: O soldado da Polícia Militar e Civil, o Inspetor de Trânsito, o soldado do Corpo de Bombeiro, o soldado da Marinha, Exército e Aeronáutica.

* Trabalho de Artes:




















- Fazer soldadinhos com figuras geométricas:
A professora trará já riscado em papel as figuras para que as crianças recorte e cole em papel de desenho formando os soldadinhos na posição que quiserem. Para completar solicite que desenhem a boca, olhos, botões da farda, etc. Esse bonequinho poderá ser feito em papel maior, em cartolina, grampeando de tal modo que se movimente à vontade da criança.

- Espadas: Envolva uma folha de jornal começando numa das extremidades. Colar a última volta. Curvar uma extremidade como uma bengala. Cortar uma cartolina no formato de um losango e atravessar a espada para formar o punho.

- Chapéus de Jornal: Traçar com giz ou lápis cera o tamanho da cabeça, recortar em papel dobrado. Colar ou grampear as bordas. Se quiser, enfeitar com tiras de papel verde e amarelo.

- Cavalo de Pau: Utilize o modelo da Atividade Complementar do mês de Julho.

OUTRAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO – PEDAGÓGICAS

A Educação Sensorial

A Educação Sensorial no conhecimento de si mesmo e do meio ambiente

“Sensação” e “Informação” são dois termos que encontramos intimamente ligados na psicologia das sensações. Isto não é de se estranhar se levamos em conta que os processos sensoriais e perceptivos dizem respeito ao conjunto de estímulos que emanam tanto de nosso organismo como do mundo exterior, permitindo com isso que a pessoa tome consciência de seu próprio corpo e do meio ambiente. Conforme orientação do Referencial Nacional para Educação Infantil:

Os sentidos dos seres humanos – a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar -, tem a já conhecida função de receptores sensoriais de mensagens do ambiente e envio de sinapses, porém são igualmente transmissores de experiências emocionais (KANASHIRO, 2003). O ser humano tem uma apreensão multisensorial do espaço, permitindo uma relação entre os sentidos e o seu cotidiano.

A Visão
Na educação da discriminação visual, levaremos em conta os seguintes elementos:
a) A Acuidade visual - A acuidade visual defini-se como a capacidade que temos de distinguir a forma e os detalhes precisos. Na edcuação motora, interessa-nos melhorar esta capacidade na medida em que permite ao estudante diferenciar os objetos e os demais aspectos do meio ambiente que condicionarão sua resposta de movimento.
*"Grandes e pequenas". Na área de jogo, distribuímos bolas grandes e pequenas. Os estudantes vão correndo livremente em todas as direções. quando o professor dá o comando: "Grandes", cada um deve pegar uma bola grande e sentar-se com ela no chão. E vice e versa com a bolas "pequenas". Podemos introduzir como variantes que as crianças devam atirar as bolas, jogá-las, etc., em vez de sentar-se no chão com elas.
* "As três figuras". Em uma parte da área de jogo estão desenhados com giz vários triângulos, qudrados e círculos bem grandes. As crianças se colocam em fila no outro extremo da área. O professor, diante deles, tem uma caixa com três cartolinas que reproduzem cada uma das três figuras anteriores. Tira uma cartolina e as crianças têm de se colocar rapidamente dentro da figura correspondente.

b) Acompanhamento visual - O acompanhamento visual refere-se à capacidade de acompanhar com o olhar os símbolos ou objetos. Para isso, são necessários movimentos visuais coordenados. O desenvolvimento desta habilidade é imprescindível para a aprendizagem da leitura.
*"Quantas vezes?" - O professor coloca-se diante dos aluno com uma bola. Deve lançá-la ao ar sucessivas vezes e os alunos devem indicar quantas vezes a lançou.
c) Memória visual - entendemos por memória visual a capacidade de recordar experiências visuais anteriores, quando o estímulo visual que as ocasionou já não está presente. Esta capacidade é importante na aprendizagem motora quando devemos reproduzir um movimento e a informação de que dispomos é a observação de um modelo executado anteriormente.
*Os manequins". As crianças adotam posições diferentes como se fossem os manequins de lojas de departamentos; uma delas representa o encarregado do estabelecimento. O oncarregado pasa entre os manequins e os observa. em um dado momento, ele se distrai olhando para uma janela. alguns dos manequins aproveiam para mudar de posição. O encarregado deverá saber quem mudou de posição.

d) Diferenciação figura-fundo
e) Estabilidade receptiva

A audição
Na educação da discriminação auditiva, levaremos e conta os seguintes elementos:
a) Acuidade auditiva
b) Acompanhamento auditivo
c) Memória auditiva

O Tato
Definimos como discriminação tátil a capacidade de distinguir diferentes texturas, utilizando unicamente o tato. Nas diferentes camadas da pele estão localizados receptores específicos de cada uma destas sensações.

O Paladar e o Olfato
A educação destes sentidos, habitualmente denominados sentidos químicos, dado que dependendo do contato de diferentes substâncias químicas com seus receptores, será sistematizada em seções de caráter interdisciplinar. Por exemplo, se na área de ciências naturais estudamos as plantas, podemos propor uma atividade que requeira identificar as flores pelo olfato. Atividades semelhantes podem ser propostas com alimentos, substâncias químicas, etc.

Para tanto sugerimos os potes das sensações.







Linguagem oral e escrita

Minhoca silábica

Você vai precisar de: Pedaços de E.V.A. colorido, Risco de uma minhoca num papel, Cola quente e
Fichas com palavras

Colocando em prática: Passe o risco da minhoca para o E.V.A. e divida a mesma em cinco partes. Em seguida, cole os pedaços coloridos em cada parte individualmente. Na parte da cabeça, deixe um espaço aberto para a boca.

Separe uns pedaços de E.V.A. no formato de um retângulo para colar as palavras.

Agora que sua minhoca já está pronta, coloque a ficha na boca da minhoca e puxe letra por letra para criança identificar em seguida apresente a sílaba e trabalhe a família silábica.

Poço das palavras

A professora escreve em tiras de papel, com giz de cera branco, várias palavras. Depois, ensina os alunos a fazerem uma mágica para a palavra aparecer: “Salabim, bim, bim! Aparece a palavra pra mim!”. Falando a frase os educandos pintam com um giz de cera nomeio da tira de papel. Aparecendo a palavra, faz-se a leitura e cria-se uma frase com a palavra.
Após a mágica, os alunos reconstruirão as palavras numa folha de papel A4 e as desenharão.

Construindo palavrinhas

Você vai precisar de: Uma caixa de pasta de dentes vazia, papel liso para encapar a caixa, 4 figuras pequenas 4 nomes das figuras e mais 4 nomes da figuras recortadas com letras avulsas.

Colocando em prática: Pegue a caixa de pasta de dentes e encape-a com papel liso. Em seguida cole, de cada lado da caixa, uma figura e o respectivo nome dela. Coloque dentro as letras avulsas e peça que seu aluno monte as palavras que estão coladas na caixinha.



“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem: uma recompensa ou um castigo.

Profª Delma Neves Nascimento
Profª Diana Lúcia Bulcão
Profª Núbia V. do Sacramento
Profª Simone Nascimento Santana
Coordenadora Geral da Educação Infantil

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