domingo, 27 de junho de 2010
Lembrancinha Junina
terça-feira, 8 de junho de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
O Lúdico no Cotidiano Escolar
- responder aos interesses específicos das crianças;
- dar oportunidade para que as crianças o transformem, permitindo a sua participação ativa;
- possibilitar uma avaliação da atuação das crianças durante a atividade;
- possibilitar uma relação com os conteúdos escolares.
Ao criar um jogo, o educador deve ter em mente os objetivos que pretende atingir.Na confecção, o educador deverá estar atento aos estágios de desenvolvimento da criança, tendo cuidado na escolha do material para sua confecção.Deverá, também, ter em mente a duração dos jogos, cuidando para que proporcionem aos alunos o maior número possível de oportunidades de ação e exploração.
O momento de introduzir o jogo, também deve ser estudado cuidadosamente, o educador deverá respeitar a etapa de desenvolvimento das crianças, a introdução de uma atividade que não esteja de acordo com o desenvolvimento da clientela poderá provocar frustação, trazendo o desinteresse pela mesma.
A intervenção do educador no momento certo é muito importante, pois através dela ele poderá estimular na criança a reflexão, possibilitando a expressão de suas idéias e, consequentimente, a estruturação do conhecimento.Caberá ao educador propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras, de tal forma que possibilite à criança descobrir, vivenciar, modificar e recriar regras.
É importante lembrarmos que:
- a criança, no manuseio de jogos, passa por diferentes etapas, tais como manipulação exploratória, descoberta das regras e criação de novas regras;
- o educador deve conhecer e dominar cada jogo selecionado antes de propô-lo para o grupo;
- o papel do educador será o de acompanhar a criança durante a prática da atividade, mediando as situações, facilitando sua integração ao ambiente e participando do mesmo como elemento estimulador em todas as oportunidades, cuidando para que tudo esteja em harmonia;
- é importante que a criança faça suas próprias descobertas, através da manipulação, observação e exploração da atividade proposta, desta forma ela poderá estabelecer relações e fazer associações, assimilar conceitos e integra-los à sua personalidade.
O educador deverá estar consciente dos objetivos que deseja atingir e a relação da atividade proposta com os mesmos. A observação da participação da criança durante a brincadeira poderá ser de grande valor para o processo pedagógico.Consequentemente, à estruturação do conhecimento. Caberá ao educador propiciar a utilização dos jogos e brincadeiras, de tal forma que possibilite à criança descobrir, vivenciar, modificar e recriar regras.
2ª Formação do Positivo
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Linguagem Musical
Cantaroladas pelos pais, as canções de ninar podem fazer parte da Rotina da creche.Eles ajudam os laços com a família dos pequenos
AMANDA POLATO novaescola@atleitor.com.br
- Ampliar o repertório de canções de ninar que os pais e professores cantam para as crianças.
- Aproximar os pais da escola, com troca de informações sobre o que os pequenos ouvem em casa na hora de dormir.
Anos : Creche
Tempo estimado: Dois meses
Material necessário: CD ou fita cassete, gravador portátil e aparelho de som.
Desenvolvimento:
1ª Etapa
Faça uma seleção prévia das cantigas de ninar que mais conhece para cantar para os bebês na creche( ex. Acalanto, Boi da cara Preta,Nana Nenê,Sapo Cururu e Dorme filhinho. Programe um momento para só para cantá-las. É importante que eles não estejam envolvidos em outras atividades e se concentrem para ouvir e cantar junto.
2ª Etapa
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Cursos de Formação e Capacitação
Dias :05 e 06 de Abril
Horário:08:h ás 12:30h e 14:00h ás 17:00h
Local: Sindicato dos Produtores Rurais( enfrente á casa de Dona Canô)
"Eu aprendo, tu aprendes, nós aprendemos e mudamos a natureza o mundo.É assim aprendendo cada vez mais, que nós, humanos,mudamos o ambiente em que vivemos."
Os Símbolos da Páscoa e seus Significados
À velaRepresenta o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.
Os sinos Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anuncia novos tempos, alma nova nas criaturas. O cordeirinho Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O Coelho Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.
Os Símbolos da Páscoa e seus significados
Trigo e Uva Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhado na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazida a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
O GirassolO girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.
terça-feira, 30 de março de 2010
Lembrançinha da Páscoa!!!!!
quinta-feira, 25 de março de 2010
Sejam Bem Vindos!!!!2010
Olá, pessoal!!!
Assim, desejamos a todos sucesso neste ano de 2010.