Adaptação Escolar
O educador deve facilitar o ingresso da criança na escola, demonstrando o respeito por ela e sua família.
Com 1 ou 2 anos, a criança começa a desenvolver habilidades cognitivas para lidar com ausência das pessoas a quem está ligada (mãe e pai). Nessa fase, os sentimentos de ligação ainda são intensos e ela tem necessidade de ter proteção e confiança.
Aos 3 e 4 anos, a criança já possui a noção clara de si própria, que está ligada aos pais. Nessa fase, ir a escola é um grande desafio, algo novo excitante e ao mesmo tempo lhe causa medo e insegurança, pois estará lidando com o desconhecido.
A criança está deixando a sua primeira comunidade que é a família e iniciando a sua jornada na segunda comunidade que é a escola. A separação bem sucedida leva a criança a adquirir a autoconfiança, e é na escola que esta experiência se inicia.
A escola pode adotar procedimentos que facilitarão o ingresso e a adaptação da criança no novo ambiente, através de:
Atividades com os pais:
*organizar o recebimento dos pais e apresentar o espaço físico da escola;
* apresentar os profissionais que trabalham na escola e a proposta de trabalho;
Essa atitude levará os pais a adquirirem confiança pela escola, o que será importante no auxílio ao filho.
Atividades para realizar com as crianças:
*Programar a visita da criança na escola;
* Participar da compra do uniforme e do material escolar;
* Participar da entrevista do professor com os pais para se conhecerem;
*O professor poderá também enviar para a criança uma carta demonstrando o seu interesse em conhecê-la.
* Se possível, colocar uma criança conhecida no mesmo grupo, pois facilita a socialização.
O período de permanência na escola no início doa no letivo deverá ser menor, pois para a criança esse tempo lhe parece muito grande.
O professor deve planejar atividades interessantes, como passeios, atividades artísticas, brincadeiras, jogos de esconde-esconde, atividades culinárias, pinturas com tintas, atividades com blocos, argila, lápis de cor, para que as crianças se sintam estimuladas a aprender.
É bom que se tenha escrito na porta o nome da sala e dos alunos. Aproveite esta atividade para realizar o batizado da sala de aula e deixe a escolha do nome por conta dos educandos, isso os incentivará a cuidar deste ambiente com carinho. Também, é necessário que o educador saiba reconhecer as reações da criança como:
*Reações de choro, comer muito ou não comer; Não querer brincar, chupar dedo; não falar, ser agressivo, ou regredir no seu comportamento. São atitudes normais no período de adaptação, pois a criança está passando por uma transição junto com sua família.
Esse ingresso à escola é um marco no desenvolvimento da criança e muito significante para os pais, logo, precisará de um determinado tempo para ser assimilado, para que a criança se desenvolva segura e autoconfiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário