O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

sábado, 29 de agosto de 2009

Departamento de Ação Pedagógica da Educação Infantil
Atividade Complementar – Setembro /2009

Eixo III Unidade:
Gênero: Diferença não é inferioridade

Apesar das questões de gênero estar implícitas no dia-a-dia da escola, permeadas nas práticas pedagógicas, ainda está distante das discussões nos cursos de formação do professor, pouco se discute sobre esse tema no âmbito de reuniões pedagógicas. Devemos nos perguntar o porquê desta ausência, o que significa não discutir as questões de gênero e o que implica a não discussão.
Precisamos reconhecer que a escola não está neutra, ela participa sutilmente da construção da identidade de gênero e de forma desigual. Essa construção inicia-se nas primeiras relações da criança no ambiente coletivo da educação infantil. Debater sobre gênero significa discutir relações das práticas educacionais cotidianas, desconstruindo e redescobrindo significados. É questionar conceitos pré-concebidos, determinações que sutilmente permeiam nossas práticas. E, antes de tudo, remexer e re-significar nossa própria história.

Questões para debate:

1 - Como pensar, então, o antagonismo masculino/feminino, menino/menina, nas práticas educativas em creches e pré-escolas?
2 – Devemos enxergar como natural o fato de que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos pré-determinados?

Sugestões Didático-Pedagógicas:

Quais as diferenças que existem realmente entre meninos e meninas? Há mesmo coisas que uns podem fazer e outros não? Em Faca sem ponta, galinha sem pé, Ruth Rocha (1998) conta a história de dois irmãos, Joana e Pedro, que têm que enfrentar esse problema. Um dia, Pedro e Joana, ao passearem juntos embaixo de um arco-íris trocam de sexo. Então, eles percebem que as diferenças entre meninos e meninas são meras convenções e que não existe essa história de “coisas de menino e coisas de menina”.
A leitura proporciona uma visão questionadora quanto à manutenção de uma sociedade sexista.

Datas comemorativas

07 - Independência do Brasil
08 - Dia Mundial da Alfabetização
18 a 25 – Semana Nacional de Segurança do Trânsito
21 - Dia da Árvore
23 - Início da Primavera

7 de Setembro – Semana da Pátria
A comemoração da Semana da Pátria é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de:
* Formar na criança o conceito de Pátria e despertar o sentimento de patriotismo;
* Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Numa Roda de Conversa promova discussões sobre:
*O que é a Pátria?
* O que aconteceu no dia 7 de Setembro?
* Quem foi D. Pedro I?
* Quais são os símbolos da Pátria?
* O grito de Independência.
* A vida no Brasil antes de depois da Independência.
Coro Falado
Dia sete de setembro
É o dia cheio de Glória
Pois D. Pedro I
Engrandeceu nossa história.

Às margens do Ipiranga
De sul a norte
Ouviu-se então um grito:
Independência ou Morte!
O Brasil tornou-se forte
Por ter conquistado a liberdade
Dando assim a seu povo
Completa Felicidade.

Trabalhe o coro falado com as crianças explicando sobre cada estrofe e depois divida a turma em 3 grupos e solicite que desenvolvam uma expressão artística. E num momento oportuno incentive-os a apresentar no pátio da escola para os demais alunos.

Linha do Tempo: Leve revista, jornais e livros de história para sala de aula e pesquise com as crianças fotos do Descobrimento, da Independência e aos dias atuais. E construa a linha do tempo através de figuras. Eles irão adorar embarcar nessa viagem!

Explore a música, poemas, versinhos, Canções patrióticas e populares: Hino Nacional, Hino da Independência, Canção do Soldado, Eu te amo, meu Brasil, Aquarela Brasileira.

Confecção de viseira e bandeiras, enaltecendo as cores da Independência (verde e amarelo). E os Símbolos da Pátria: A bandeira, as Armas, o Selo, Hino, o Brasão.

18 a 25 – Semana Nacional de Segurança do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Um trânsito seguro depende de todos nós! Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos parece não ser uma fórmula de viver bem.
Este é um alerta da Revista Mundo Jovem. E acreditamos que Defender a vida tem muito a ver com a construção de uma nova cultura de trânsito. Por isso, as dicas que sugerimos enfocam a valorização da própria vida, da vida dos outros, a importância da mobilização pela paz no trânsito e divulgação da campanha na cidade sem meu carro, que tem mobilizado muitas pessoas e municípios.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

LINGUAGEM ORAL: Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito,Dialogar sobre a forma como a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações as crianças devem levar às famílias.
LINGUAGEM NUMÉRICA: Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito;Noções de espaço (grande, pequeno-perto. longe-aqui, ali), medidas de tempo (antes, depois-hoje, amanhã), quantidades (muitos, poucos.
MÚSICA E MOVIMENTO: Aprimorar a motricidade através de circuitos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.

Música Se Essa Rua Fosse Minha.
Nova versão

Se essa rua,
Se essa rua fosse minha
Eu mandava,
Eu mandava sinalizar
Com plaquinhas
Com plaquinhas de pedestre
Para o meu,
Para o meu amor passar.

Debate sobre os acidentes: Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados.Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
* Estimular o pensamento da criança sobre trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
* Visita de um guarda de Trânsito: Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos. Neste dia, solicitar que levem a bicicleta, triciclo ou patinete, para simular a rua (montar uma “transitolândia”). As crianças ganharão uma carteira de motorista, com habilitação para estes três itens.No final, as crianças receberão um certificado de que estão aptas a serem monitoras de trânsito, poderão corrigir atitudes e orientar a família para que tomem cuidado.

* Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades: Apresente a imagem de vários meios de transporte antigamente e atualmente. Depois, apresente a imagem de diversos ambientes e espaços geográficos e solicite que as crianças completem a imagem com o meio de transporte mais adequado, por exemplo, é possível apresentar a imagem de um rio e a criança deverá desenhar o barco como o meio de transporte mais adequado para aquele ambiente.
Ø Estimule o imaginário das crianças pedindo que desenhem como serão os meios de transportes do futuro.

21 - Dia da Árvore

É a data em que de modo especial reverenciamos as árvores, que permitem a sobrevivência da espécie humana. Precisamos lembrar a necessidade do plantio e da conservação das árvores para que a terra não venha a torna-se um imenso deserto.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Ginástica Historiada
Lucina Maria M. Passos

A semente, com o vento,
Caiu na terra fofinha.
Veio à chuva, veio o sol
E brotou a sementinha.

O caule foi para cima,
A raiz firmou na terra.
A plantinha foi crescendo
Bem lá no alto da serra.

Dela tudo recebemos
Até a sombra da ramada.
Eu chego mesmo a pensar
Que ali mora uma fada.

Procedimento:
a- Imagine que vocês são o vento (balançar os braços abertos, pra lá e pra cá).
b- Imaginem que vocês são as sementinhas (alunos agachados, bem quietinhos).
c- A plantinha foi crescendo (alunos se levantam e abrem os braços).
d- Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar os braços).
e- Vamos agora descansar, que a noite chegou (descer os braços e ficar em posição bem relaxada).
f- Amanheceu e as árvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto).
g- Agora vamos descansar à sombra da árvore (alunos recostados.

Vamos Descobrir?
1 - Neste caracol você encontrará nomes de algumas árvores. Nos quadrinhos de números ímpares, em ordem crescente, há o nome de quatro árvores que iniciam com a letra C. nos quadrinhos de números pares, em ordem crescente, há nomes de 2 árvores que iniciam com a letra M, 2 com O e 1 com a letra A. (conte 10 pontos para cada nome que encontrar. O total é de 90 pontos).

Resposta: Com A: Aroeira; com C: cerejeira, Caviúna, Carvalho e Cedro; com P: Pinho e Peroba; com M: Mogno e Marfim

2 – 1ª vogal +morte – te. Troque apenas duas letrinhas do Prefeito e encontrará uma flor.
Resposta: Amor Perfeito
3 – Sou nome de gente, tenho o mar na minha frente, uma sílaba do gato e duas sílabas de querida.
Resposta: Margarida
4 – Sou uma linda flor e posso ter o branco, o rosa, o amarelo e o vermelho como cor. PAU-U+L. Da palavra MAIS, tire o is. Pronto, é só bater.
Resposta: Palma

23 - Início da Primavera

Considerada a mais bela estação do ano representada pelas flores e pássaros, a primavera tem inicio em 23 de setembro. Aproveite a oportunidade para trabalhar ao ar livre com atividades que valorizam às cores e as formas presentes na natureza.

Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Pássaros Semeadores
Utilizando o molde da lembrança que você recebeu no encontro amplie a conversa sobre as flores com as crianças, falando sobre a importância dos pássaros como agentes semeadores na natureza e como eles executam esse papel, além de abordar outras possibilidades e recursos naturais na realização desse mesmo processo.
Complemente o trabalho com pesquisas, confeccione painéis informativos com textos e ilustrações que valorizem a renovação dos recursos naturais e no dia da festa da primavera, organize as crianças para distribuir a cada família que estiver visitando o evento três sementes para plantar, como gesto de agradecimento pela presença.

Cantiga de roda:

Onde está a Margarida?
A menina do lado de fora
Onde a Margarida? .
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê seus cavalheiros!

Respondam as da roda:
Ela está em seu castelo.
Olê, olê, olá!
Ela está em seu castelo.
Olê, seus cavalheiros!

A menina do lado de fora:
Eu queria vê-la.
Olê, olê, olá!
Eu queria vê-la.
Olê, seus cavalheiros!

Respondam as da roda:
Mas o muro é muito alto.
Olê, olê, olá!
Mas o muro é muito alto.
Olê, seus cavalheiros!
A menina do lado de fora:
Tirando uma pedra.
Olê, olê, olá!
Tirando uma pedra.
Olê, seus cavalheiros!
Respondam as da roda?
Uma pedra não faz falta.
Olê olê, olá!
Uma pedra não faz falta.
Olê seus cavalheiros!
Apáreceu a Margarida.
Olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida.
olê seus cavalheiros!

Flores Cantantes
Organize uma linda apresentação musical com um acessório preparado pelas próprias crianças

Colocando em Prática: As peças produzidas com o auxílio da turma deverão ser usadas em uma apresentação musical para receber a comunidade no dia do evento em homenagem à primavera. Prepare e ensaie a apresentação antecipadamente com as crianças, selecionando as músicas, a coreografia e o cenário.

Jogo de Frutas e Fruteiras
Materiais: cartões postais; enciclopédias; fotografias; ilustrações das árvores e suas frutas; revistas; tesoura com ponta com ponta arredondada; vídeos.

Objetivo: Despertar nas crianças, por meio das diversas linguagens, a sensibilidade, a ética e o prazer de contemplar a natureza e as belezas das plantas.

Distribua as figuras para que as crianças colem sobre o papel cartão e as recortem, separando as cartas em um grupo com as ilustrações das árvores e outro com as das frutas. Deixe que elas explorem o material à vontade e façam suas descobertas. Em seguida, oriente o jogo,, no qual um grupo de cartinhas fica de um lado, sobre a mesa dividida ao meio, e o outro grupo do ouro lado, com as ilustrações viradas para baixo. Cada aluno virará uma carta de cada grupo: se a fruta que aparecer pertencer à sua árvore, forma-se o par, que deverá ser reservado para a contagem de pontos, valorizando o sucesso obtido. Ganha quem fizer o maior número de associações. Trabalhe um poema que aborde o mesmo campo semântico e que tenha uma linguagem simples, bem como o nome do autor.

Outras Sugestões Didáticas – Pedagógicas

Bingo no Tapete - No quadro a professora apresentará 20 palavras. Cada criança escolherá dez. Em seguida, confeccionarão cartelas, escrevendo as palavras escolhidas. A professora fará o bingo e as crianças indicarão as palavras sorteadas. As regras serão feitas pela professora e a premiação também.
Finalidade: A variante do jogo tradicional de bingo com figuras. A grande dimensão possibilita jogar sobre o chão em um espaço amplo, enquanto o tipo de material empregado desafia a experiência sensorial, oferecendo estimulação tátil e visual.

O caminho da Igualdade é a diferença!

Trabalhe o texto Elmer o Elefante, com as crianças numa roda de leitura. Depois converse com as elas sobre as atitudes de Elmer por se sentir inferior aos demais elefantes pelo fato de ser diferente.
TEXTO: Elmer o Elefante
Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes novos, elefantes velhos, elefantes altos, magros ou gordos. elefantes assim, elefantes assados, todos diferentes, mas todos felizes e todos da mesma cor. Todos, quer dizer, menos o Elmer.
O Elmer era diferente.
O Elmer era aos quadrados.
O Elmer era amarelo e cor de laranja e encarnado e cor-de-rosa e roxo e azul e verde e preto e branco.
O Elmer não era cor de elefante.
Era o Elmer que mantinha os elefantes felizes. Às vezes era ele que pregava partidas aos outros elefantes, às vezes eram eles que pregavam patidas. Mas quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.
Uma noite não conseguia dormir, estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. "Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados", pensou ele. "Não admira que se riam de mim." De manhã, enquanto os outros ainda estavam meio a dormir, o Elmer escapou de mansinho, sem ninguém dar por isso.
Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais,
Todos eles diziam: "Bom dia, Elmer." E de cada vez o Elmer sorria e dizia: "Bom dia."
Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava - um grande arbusto. Um grande arbusto coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se ao arbusto e abanou-o e tornou a abaná-lo até que os frutos terem caído todos no chão.
Depois de o chão estar todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e rebolou-se para um lado e para o outro, uma vez e outra vez. Depois pegou em cachos de frutos e esfregou-se todo com eles, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem cor de laranja, nem encarnado, nem cor-de-rosa, nem roxo, nem azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. quando o acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer.
Depois o Elmer dirigiu-se de regresso à manada. De caminho voltou a passar pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: "Bom dia, elefante." E de cada vez Elmer sorriu e disse: "Bom dia", muito satisfeito por não ser reconhecido.
Quando o Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muitos quietos. Nenhum deles deu pelo Elmer enquanto ele se metia no meio da manada.
Passado um bocado o Elmer sentiu que havia qualquer coisa que não estava bem, Mas que seria? Olhou em volta: a mesma selva de sempre, o mesmo céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. O Elmer olhou para eles.
Os elefantes estavam absolutamente imóveis. O Elmer nunca os tinha visto tão sérios. Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, soturnos, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia aguentar mais. Levantou a tromba e berrou com quanta força tinha:
BUUUUUUUUUUUUUUUUU!
Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um para o seu lado. "São Trombino nos valha!", disseram eles, e depois viram o Elmer a rir perdidamente. "Elmer", disseram eles. "Tem de ser o Elmer."
E depois outros elefantes também riram como nunca tinham rido.
Enquanto se estava a rir a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima do Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefantes não paravam de rir enquanto o Elmer voltava às cores do costume. "Oh Elmer", ofegou um velho elefante. "Já tens pregado boas partidas, mas esta foi a melhor de todas. Não levaste muito a mostrar as tuas verdadeiras cores."
"Temos de comemorar este dia todos os anos", disse outro. "Vai ser o dia do Elmer, Todos os elefantes vão te de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante."
E é isto mesmo que os elefantes fazem. Num certo dia do ano, pintam-se todos e desfilam. Nesse dia, se vires um elefante com a cor vulgar de um elefante, já sabes que deve ser o Elmer.
MCKEE,D.(1997). Elmer (Tradução de J. Oliveira, 4ª edição). Lisboa: Caminho.

Solicite que recontem a história enquanto você irá reescrevendo-a no quadro. Em seguida peça para que realizem um desenho sobre a história que acabaram de contar e escolham o desenho que mais gostaram.
Repasse o texto recontado por eles no mimeógrafo e solicite que circulem todas as palavras elefante, elefantes, e Elmer.
Leve para sala de aula a letra E maiúscula e minúscula numa cartolina e disponibilize revistas e jornais para que pesquisem palavras iniciados com estas letras para preencher os espaços das letras.

Amplie o desenho escolhido pelos alunos e cole num papel pardo grande, mais ou menos do tamanho de uma criança e convide-as para preencher o Elmer com diversos materiais: sementes, algodão, lixa, retalhos, etc.Depois da colagem cada criança com os olhos vendados tentará adivinhar o material que estava apalpando.

Observem o nosso elefante criado pela Profª Rita Brasil.


“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. John Dewey

Profª Diana Lúcia Bulcão
Profª Núbia V. do Sacramento
Profª Rita Brasil
Profª Simone Nascimento Santana
Coordenadora Geral Educação Infantil

2 comentários:

Anônimo disse...

O dia 7de Setembro
é um dia

Anônimo disse...

Para corrigir o poema da independência:

O dia 7de Setembro
É um dia cheio de glória
Em que D. Pedro I
engrandeceu nossa história
À s margens do Ipiranga
Ecoou de sul a norte
Seu brado libertador
INDEPENDÊNCIA OU MORTE.