O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

sábado, 2 de maio de 2009

Atividades Adicionais para desenvolver o princípio alfabético


1. Associar Letras

Habilidade: Identificar letras (formato)

Objetivo: formar o maior número posssível de pares.

Número de jogadores: um, poucos ou a turma toda, revezando.

Regras:

* distribua 12 cartões com seis pares de letras, depois vire os cartões de cabeça para baixo (no chão ou na carteira);* o aluno vira dois cartões, se forem iguais, fica com eles. Se forem diferentes, coloca de novo de cabeça para baixo e passa a jogada para o próximo.
* Ganha quem tiver acumulado o maior número de pares.

Variações: Letras maiúsculas e minúsculas, letras com formatos diferentes, etc.


2. Quebra cabeça de nomes

Habilidades: identificar ordem das letras para formar palavra.

Objetivo: formar nome correto do colega a partir das letras;

Número de jogadores: 2 (dupla)

Regras:

* aluno forma seu nome com cartões de letras (uma letra po cartão);
* depois que professor corrige (para assegurar que que está correto), aluno coloca cartões fora de ordem;
* colega de dupla tem que colocar cartões em ordem para formar nome do outro colega;
*ajuda: se aluno não conhecer a posição das letras, colocar as letras na posição correta para facilitar identificação.

3. Identificar letras em palavras


Habilidade: identificar letras

Objetivo: identificar palavras que começam com a mesma letra.

Regras:
* escreva uma sete a oito palavras no quadro. Umas cinco devem começar com a mesma letra (e som), exemplo: vela, moda, veio, nada, vila, livro...;
*voluntários devem ir ao quadro e indicar (ou circular ou sublinhar) as palavras que começa com a mesma letra e contar o número de palavras encontradas com a mesma letra;


4. Pares de Palavras

Habilidade: discriminar letras

Objetivo: identificar letras diferentes em pares de palavras

Regras:

* escreva um par de palavras com uma só letra diferente. Exemplo: bala, mala;
* convide um aluno a identificar qual a letra diferente na palavra, caso ele já saiba ler, solicite que leia;
*ao ler a palavra, coloque o dedo embaixo da letra b ou m, acentuando bem a pronúncia para os alunos notarem a diferença dos sons;
* oriente para que os alunos repitam a palavra, apontando para cada uma com destaque no som da letra diferente;
* varie a posição da letra diferente (ex. vida e vila, etc.)


5. Letra associadas com um tema

Habilidade: associar letra com som (mnemônica); desenvovler vocabulário.

Objetivo: o aluno deve lembrar o som da letra associada a cada item

Regras:

* escolha o tema. Por exemplo: nome de comidas, frutas, esportes, etc. você apresenta uma letra (em ordem alfabética) e pergunta: que comida (ou o que for) tem esse som? Voçê pode estabelecer que o som pode estar só no início da palavra ou pode estar em qualquer outro lugar. Você deve ter uma lista pronta de nomes, caso os alunos não tenham exemplo para dar. Escolha sempre palavras que representem o som mais típico da letra (caju e não cenoura ou chocolate) para C / K /.

Nenhum comentário: