sábado, 2 de maio de 2009
Atividades Adicionais para desenvolver o princípio alfabético
1. Associar Letras
Habilidade: Identificar letras (formato)
Objetivo: formar o maior número posssível de pares.
Número de jogadores: um, poucos ou a turma toda, revezando.
Regras:
* distribua 12 cartões com seis pares de letras, depois vire os cartões de cabeça para baixo (no chão ou na carteira);* o aluno vira dois cartões, se forem iguais, fica com eles. Se forem diferentes, coloca de novo de cabeça para baixo e passa a jogada para o próximo.
* Ganha quem tiver acumulado o maior número de pares.
Variações: Letras maiúsculas e minúsculas, letras com formatos diferentes, etc.
Habilidades: identificar ordem das letras para formar palavra.
Objetivo: formar nome correto do colega a partir das letras;
Número de jogadores: 2 (dupla)
Regras:
* aluno forma seu nome com cartões de letras (uma letra po cartão);
* depois que professor corrige (para assegurar que que está correto), aluno coloca cartões fora de ordem;
* colega de dupla tem que colocar cartões em ordem para formar nome do outro colega;
*ajuda: se aluno não conhecer a posição das letras, colocar as letras na posição correta para facilitar identificação.
3. Identificar letras em palavras
Habilidade: identificar letras
Objetivo: identificar palavras que começam com a mesma letra.
Regras:
* escreva uma sete a oito palavras no quadro. Umas cinco devem começar com a mesma letra (e som), exemplo: vela, moda, veio, nada, vila, livro...;
*voluntários devem ir ao quadro e indicar (ou circular ou sublinhar) as palavras que começa com a mesma letra e contar o número de palavras encontradas com a mesma letra;
4. Pares de Palavras
Habilidade: discriminar letras
Objetivo: identificar letras diferentes em pares de palavras
Regras:
* escreva um par de palavras com uma só letra diferente. Exemplo: bala, mala;
* convide um aluno a identificar qual a letra diferente na palavra, caso ele já saiba ler, solicite que leia;
*ao ler a palavra, coloque o dedo embaixo da letra b ou m, acentuando bem a pronúncia para os alunos notarem a diferença dos sons;
* oriente para que os alunos repitam a palavra, apontando para cada uma com destaque no som da letra diferente;
* varie a posição da letra diferente (ex. vida e vila, etc.)
Habilidade: associar letra com som (mnemônica); desenvovler vocabulário.
Objetivo: o aluno deve lembrar o som da letra associada a cada item
Regras:
* escolha o tema. Por exemplo: nome de comidas, frutas, esportes, etc. você apresenta uma letra (em ordem alfabética) e pergunta: que comida (ou o que for) tem esse som? Voçê pode estabelecer que o som pode estar só no início da palavra ou pode estar em qualquer outro lugar. Você deve ter uma lista pronta de nomes, caso os alunos não tenham exemplo para dar. Escolha sempre palavras que representem o som mais típico da letra (caju e não cenoura ou chocolate) para C / K /.
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