O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

sexta-feira, 1 de maio de 2009


Departamento de Ação Pedagógica da Educação Infantil

Atividade Complementar - Abril /2009




EIXO I Unidade:
Fome: Realidade local e global


A carência e o excesso de alimentos podem gerar doenças. No Brasil há muitas mortes causadas pela fome e milhões de crianças sofrem de desnutrição, que tem como causa diversos fatores, normalmente associados à pobreza e a falta de alimentos dela decorrente.

Sugestões Didático – Pedagógicas

*Na roda de leitura e interpretação falar da importância dos alimentos através da Revista em quadrinhos;

*Dramatização entre os alimentos saudáveis, frutas e legumes contra os salgadinhos e doces, através de fantoches e teatrinhos;

Datas Comemorativas do Mês
01 – Dia da Mentira
07 – Dia Mundial da Saúde
12 _ Páscoa
18 – Dia do Livro Infantil
19 – Dia do Índio
21 _ Dia de Tiradentes
22 – Descobrimento do Brasil
28 _ Dia da Educação

Sugestões Didático - Pedagógicas


1º de Abril - Dia da Mentira
*Explorar a data de 1ª de abril, com a estória do Pinóquio e a característica que o tornou mais conhecido.
* Esclarecer quando a mentira faz mal a outra pessoa e quando a invenção é permitida.
*Orientar aos educandos que sempre devemos falar a verdade para que não fiquemos desacreditados pelas pessoas como mentiroso.





07 de Abril - Dia Mundial da Saúde
O dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.

*Informar aos alunos sobre a importância e necessidade da higiene social e o dia mundial da saúde;
* Ensinar hábitos de prevenção às doenças;
* Promover a semana de combate a Dengue, onde os alunos poderão desenvolver trabalhos de conscientização na comunidade em que vivem;
* Convidar um Agente Comunitário para falar sobre o tema;
12 de Abril – Páscoa
Uma das principais festas religiosas comemoradas no Brasil e no mundo é a páscoa, que representa a Ressurreição de Cristo.

*Trabalhar com os símbolos e significados fazendo colagens, recortes e pinturas;
* Esclarecer que o coelho é um mamífero, portanto, não coloca ovos. O ovo é um símbolo pascoal porque dele sai uma nova vida. O coelho por sua fertilidade, gerando novas vidas.
Outros exemplos:
· O círio (vela): simboliza que Jesus é a luz do mundo.
· O vinho e o pão: simbolizam o sangue e o corpo de Cristo.

* Utilizar a música da Xuxa “Coelhinho Fufu” com o intuito de resgatar valores;

Dia 18 de Abril - Dia Livro Infantil
Nenhuma criança deve se esquecer de José Bento Monteiro Lobato, pelo seu exemplo de leitor que desde os 7 anos de idade, tinha duas paixões: Ler os livros de seu avô – o Visconde de Tremembé –e criar seus próprios brinquedos.
Essa data foi criada para homenagear a data de aniversário deste grande escritor de histórias para crianças, e criador do Sítio do Picapau Amarelo.

Sugestões Didático Pedagógicas:

*Promova uma roda de leitura para contar a vida e obra de Monteiro Lobato. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas jogadas pelo chão, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
*Utilizar a revista em quadrinhos:
Informando que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo são criações de Monteiro.
*Questionar coma turma o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
*Trabalhar com diversos autores da Literatura Infantil entre eles: Ruth Rocha, Maurício de Souza, Irmãos Grimm. E se possível construir um livro com os educandos sobre a história trabalhada.

Dia 19 de Abril - Dia do Índio
Na tribo eles vivem.
(Música de Marcha Soldado)

Na tribo eles vivem
Comendo raiz
Caçando e pescando
Guerreando feliz.

A oca é a morada
Cacique é o guerreiro
A taba é a aldeia
Pajé é o feiticeiro.

Deus é tupã
A lua é Jaci
A língua que eles falam
È Tupi Guarani

Sugestões Didático Pedagógicas:
*Realizar trabalhos manuais com barro, argila e massa de modelar com a ajuda de palitos ou elementos auxiliares para que as crianças possam complementar suas esculturas, caso desejem.
*Fazer pesquisas sobre “Heranças Indígenas”. Exemplos: higiene, alimentação, objetos, medicina;

OUTRAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO – PEDAGÓGICAS

*Colagem com gravuras e revista:
Sugestão de como fazer: Depois de uma pesquisa com revistas, o aluno pode selecionar várias gravuras de objetos, pessoas, animais, etc.

*Colagem de areia com tubo de cola (utilizando papel ofício)
Sugestão de como fazer: Mostrar para as crianças que esse tipo de material é necessário passar cola no papel e em seguida salpicar areia sobre o trabalho. Depois de feito este procedimento deve-se retirar o excesso de areia e deixar secar.

Sugestões de atividades para serem desenvolvidas paralelas aos conteúdos programáticos preestabelecidos.
* Interpretar as informações apresentadas no conto literário através de representações gráficas, artísticas;
* Utilizar a cinestesia corporal para representar objetos ou outras pessoas;
* Dramatizar estórias lidas pelo professor;
* Estabelecer distinção entre desenhar e escrever;
* Desenhar livremente e contar o que desenhou;
* Preparar a classe para ouvir a leitura de um livro falando sobre e o ilustrador apresentando o título do livro e fazendo todas as possíveis antecipações sobre o seu conteúdo.

Hora do Conto:

Brincadeiras de Curumim



O Saci também quis viajar pelo Brasil em busca de brincadeiras e brinquedos. Ele visitou alguns povos indígenas e contou o que descobriu:
-Vocês não vão acreditar! O brinquedo mais famoso é a peteca.
Também vi os curumins apostando corrida, pulando corda e jogando pião.
Pouco gente sabe, mas algumas das brincadeiras que a gente conhece hoje foram inventadas pelos índios – disse o Saci.
Ele contou ainda que os meninos brincam com arcos e flexhas pequenos, feitos especialmente para eles. Assim, brincando já aprendem a caçar e a pescar. E os indiozinhos se empenham em suas brincadeiras na floresta.
Chegam a atravessar a correnteza dos rios mais rasos e cruzar as matas.
Já as meninas ajudam as mães nas tarefas diárias de plantio e colheita de alimentos, aprendendo com elas a tecer panos de algodão ou a modelar panelinhas, tijelas e bonecas de barro.
Porém, cada povo indígena tem o seu costume e seus brinquedos típicos.
Os índios Karajá fazem lindas bonecas em cera e em barro cru ou queimado, aplicando pinturas que são características dessa tribo.
As crianças dos Canela brincam do jogo Jaguar, que é pouco parecido com o pega-pega. Alguém escolhido deve ficar de quatro e levantar uma perna para imitar o rabo do bicho. O jaguar vai saltando de lá pra cá, tentando pegar as outras crianças que estão unidas, uma segurando na cintura da outra, formando uma corrente. Quando alguém é pego, é levado para uma toca. A brincadeira só termina quando todas as crianças são agarradas pelo jaguar.
- Vamos brincar do Jogo do Jaguar? – sugeriu o Saci.
- Mais tarde. Antes vamos jogar peteca – decidiu a Emília, mandona como sempre.

Fonte: ZANETTINI, Paulo Eduardo. O mundo das Crianças; ilustrações Cor e Imagem Artes Gráficas. – São Paulo: Globo, 2005.


Departamento de Ação Pedagógica da Educação Infantil

Profº Delma Neves Nascimento Profª Núbia V. do Sacramento
Profª Fabiana Queiroz Cardoso Profª Simone N. Santana

Nenhum comentário: