*Na roda de leitura e interpretação falar da importância dos alimentos através da Revista em quadrinhos;
*Dramatização entre os alimentos saudáveis, frutas e legumes contra os salgadinhos e doces, através de fantoches e teatrinhos;
Datas Comemorativas do Mês
07 – Dia Mundial da Saúde
12 _ Páscoa
18 – Dia do Livro Infantil
19 – Dia do Índio
21 _ Dia de Tiradentes
22 – Descobrimento do Brasil
28 _ Dia da Educação
Sugestões Didático - Pedagógicas
*Informar aos alunos sobre a importância e necessidade da higiene social e o dia mundial da saúde;
* Ensinar hábitos de prevenção às doenças;
* Promover a semana de combate a Dengue, onde os alunos poderão desenvolver trabalhos de conscientização na comunidade em que vivem;
* Convidar um Agente Comunitário para falar sobre o tema;
*Trabalhar com os símbolos e significados fazendo colagens, recortes e pinturas;
* Esclarecer que o coelho é um mamífero, portanto, não coloca ovos. O ovo é um símbolo pascoal porque dele sai uma nova vida. O coelho por sua fertilidade, gerando novas vidas.
· O círio (vela): simboliza que Jesus é a luz do mundo.
· O vinho e o pão: simbolizam o sangue e o corpo de Cristo.
* Utilizar a música da Xuxa “Coelhinho Fufu” com o intuito de resgatar valores;
Dia 18 de Abril - Dia Livro Infantil
Nenhuma criança deve se esquecer de José Bento Monteiro Lobato, pelo seu exemplo de leitor que desde os 7 anos de idade, tinha duas paixões: Ler os livros de seu avô – o Visconde de Tremembé –e criar seus próprios brinquedos.
Essa data foi criada para homenagear a data de aniversário deste grande escritor de histórias para crianças, e criador do Sítio do Picapau Amarelo.
Sugestões Didático Pedagógicas:
*Promova uma roda de leitura para contar a vida e obra de Monteiro Lobato. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas jogadas pelo chão, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
*Utilizar a revista em quadrinhos:
Informando que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo são criações de Monteiro.
*Questionar coma turma o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
*Trabalhar com diversos autores da Literatura Infantil entre eles: Ruth Rocha, Maurício de Souza, Irmãos Grimm. E se possível construir um livro com os educandos sobre a história trabalhada.
Dia 19 de Abril - Dia do Índio
(Música de Marcha Soldado)
Comendo raiz
Caçando e pescando
Guerreando feliz.
A oca é a morada
Cacique é o guerreiro
A taba é a aldeia
Pajé é o feiticeiro.
Deus é tupã
A lua é Jaci
A língua que eles falam
È Tupi Guarani
*Realizar trabalhos manuais com barro, argila e massa de modelar com a ajuda de palitos ou elementos auxiliares para que as crianças possam complementar suas esculturas, caso desejem.
*Fazer pesquisas sobre “Heranças Indígenas”. Exemplos: higiene, alimentação, objetos, medicina;
OUTRAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO – PEDAGÓGICAS
*Colagem com gravuras e revista:
Sugestão de como fazer: Depois de uma pesquisa com revistas, o aluno pode selecionar várias gravuras de objetos, pessoas, animais, etc.
* Utilizar a cinestesia corporal para representar objetos ou outras pessoas;
* Dramatizar estórias lidas pelo professor;
* Estabelecer distinção entre desenhar e escrever;
* Desenhar livremente e contar o que desenhou;
* Preparar a classe para ouvir a leitura de um livro falando sobre e o ilustrador apresentando o título do livro e fazendo todas as possíveis antecipações sobre o seu conteúdo.
-Vocês não vão acreditar! O brinquedo mais famoso é a peteca.
Também vi os curumins apostando corrida, pulando corda e jogando pião.
Pouco gente sabe, mas algumas das brincadeiras que a gente conhece hoje foram inventadas pelos índios – disse o Saci.
Ele contou ainda que os meninos brincam com arcos e flexhas pequenos, feitos especialmente para eles. Assim, brincando já aprendem a caçar e a pescar. E os indiozinhos se empenham em suas brincadeiras na floresta.
Chegam a atravessar a correnteza dos rios mais rasos e cruzar as matas.
Já as meninas ajudam as mães nas tarefas diárias de plantio e colheita de alimentos, aprendendo com elas a tecer panos de algodão ou a modelar panelinhas, tijelas e bonecas de barro.
Porém, cada povo indígena tem o seu costume e seus brinquedos típicos.
Os índios Karajá fazem lindas bonecas em cera e em barro cru ou queimado, aplicando pinturas que são características dessa tribo.
As crianças dos Canela brincam do jogo Jaguar, que é pouco parecido com o pega-pega. Alguém escolhido deve ficar de quatro e levantar uma perna para imitar o rabo do bicho. O jaguar vai saltando de lá pra cá, tentando pegar as outras crianças que estão unidas, uma segurando na cintura da outra, formando uma corrente. Quando alguém é pego, é levado para uma toca. A brincadeira só termina quando todas as crianças são agarradas pelo jaguar.
- Vamos brincar do Jogo do Jaguar? – sugeriu o Saci.
- Mais tarde. Antes vamos jogar peteca – decidiu a Emília, mandona como sempre.
Profº Delma Neves Nascimento Profª Núbia V. do Sacramento
Profª Fabiana Queiroz Cardoso Profª Simone N. Santana
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