O blog..

A Equipe de Coordenadoras da Educação Infantil preocupada em oferecer boa leitura e informação consistente estará disponibilizando textos que em sua maioria não serão de nossa autoria, e outros que infelizmente desconhecemos os seus autores, o que nos impossibilita de dar os créditos. Assim, esperamos compartilhar nossas experiências,projetos bem sucedidos, materiais, utilizados nas palestras, cursos e seminários de formação, atividades e recursos pedagógicos para serem utilizados na sala de aula, de modo, que possamos atuar como facilitadoras do trabalho pedagógico dos educadores (as) e contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças, principalmente as santamarenses

domingo, 17 de maio de 2009

A linguagem e a Comunicação
Trabalhar com histórias em quadrinhos ou tirinhas é um excelente recurso para desenvolver diversas áreas de conhecimento. Explique aos alunos que, nas histórias em quadrinhos, é necessário observar os desenhos, as fisionomias e outros recursos gráficos para um melhor entendimento da história. Para isso, oriente a leitura das imagens, solicitando-lhes que digam o que vêem em cada quadrinho além do texto escrito.

Você conhece Gaturro e Ágatha?
Eles são dois gatos que adoram conversar e brincar.

(Nik. GAturro a lo grande. buenos Aires: Catapulta, 2006.p.13.)
Professor: para acionar os conhecimentos prévios dos alunos, sugerimos que pergunte a eles se já brincaram com brinquedos não industrializados ou artesanais, como, por exemplo, boneca de espiga de milho, bolas de meia, aro, peteca ou carrinhos de lata, etc. Se achar conveniente, peça que tragam para as aulas brinquedos desse tipo. Deixe que brinquem com os brinquedos e conversem com os colegas sobre eles. A seguir, como na sala pode haver alunos não familiarizados com histórias em quadrinhos, ensine-os a ler esse tipo de texto, mostrando um a um, perguntando o que acontece em cada um deles, se juntos formam uma história, quem são as personagens, que idade tem a personagem mais nova, como é possível saber isso, em que lugar acontece a história, se é de dia ou de noite, etc.

Você poderá trabalhar a tirinha acima seguindo as seguintes perguntas, onde as crianças deverão responder oralmente.
1º Do que Gaturro e Ágatha estão brincando?
2º O telefone que eles estão usando é de verdade?
3º Você já brincou disso alguma vez? Se sim, conte para os colegas como é.
4º Durante a brincadeira, aparece um gatinho que também quer brincar. Por que ele fala algumas palavras diferentes, como Ádatha e Gatudo?
5º Compare os telefones de Ágatha e de Gaturro com o telefone do gatinho. Qual é a diferença?
6º Por que Gaturro e Ágatha ficam surpresos?
Trocando idéias
1. O telefone toca e você atende. Como deve atender à ligação, se for uma pessoa educada?
a) Quem é? b) O que você quer? c) Alô! Pois não?!
2. Se você liga para casa de um amigo Chamado Anderson e outra pessoa atende ao telefone, o que você deve dizer?
a)Chama o Anderson pra mim! b)O Felipe está, por favor? c)Ei! O Anderson tá aí?
Agora é a sua vez!
Reúna com dois colegas e faça um teatrinho imitando uma conversa telefônica. Um dos três faz o papel do adulto. Siga o roteiro:
a) Ligue para casa do seu colega.
b) Um adulto atende. Peça para falar com seu colega.
c) Quando seu colega atender, pergunte se ele foi à aula hoje.
d) Conte para ele que você não pôde ir à aula, pois teve de ir ao médico com sua mãe.
e) Pergunte se ele pode fazer um favor: passar a lição de casa por telefone.
Durante a conversa, procure ser educado. Não se esqueça de pedir "por favor" e de agradecer às pessoas.
Ensaiem a conversa telefônica algumas vezes, mudando de papéis. Quando a conversa estiver boa, apresente-se para a classe.

Nenhum comentário: